25.6.07

A Pesca




Era uma vez uma menina que se chamava Inês. Um dia ela estava em casa quando o pai chegou e ela perguntou:
- Pai, pode ir à pesca comigo?
- Claro que sim, mas porque é que queres ir à pesca?
Ela como sabia que o pai não ia, decidiu mentir, e disse:
- Porque, … porque a minha…, é isso, porque a minha professora Patrícia, de Ciências, pediu para levar um peixe para a aula para o examinarmos.
O pai pensou e como era para a escola, disse que sim.
A Inês, muito contente, disse:
- Que bom!!! O Pai vai comigo à pesca.
- A mãe (Joana) como já sabia que quando não fosse para um trabalho importante o pai não ia com ela, disse:
- Ó filha, chega aqui . Tu por acaso, não mentiste ao pai, pois não?
- Menti, porque se eu dissesse que eu queria ir à pesca, e se não fosse para um trabalho, o pai não ia.
- Eu sei filha, mas não precisavas de mentir.
- Precisava, sim.
- Não, não precisavas porque se pedisses com jeitinho de certeza que ele ia.
- Eu sei, mas, mas…
- Sabes, às vezes é preciso mentir.
- É?
- Claro que sim. Às vezes uma mentira não faz mal nenhum. Mas não é preciso mentir sem necessidade.
Então a Inês aprendeu a lição e prometeu não mentir sem necessidade.
Então foi ter com o pai e disse:
- Pai, desculpe.
- Porquê?
- Porque menti acerca da pesca e não…
- Sim eu sei…
- Sabes?
- Sei, mentiste-me porque sabes que eu não posso e que não vou para onde tu quiseres sem ser por algo importante.
- Desculpe.
- Estás desculpada mas não mentes mais, promete.
- Está bem, eu prometo.
Então foram os dois à pesca, muito felizes.

Jéssica, 6ºC

Sem comentários: