25.6.07

O tesouro escondido


Era uma vez um grupo de homens que foram à procura de um tesouro escondido nas profundezas do Atlântico. Mas os homens não sabiam como ir lá abaixo porque naquele tempo não havia “câmara de oxigénio” para ir para tanta profundidade.
Na vila onde os homens viviam havia um menino de 10 anos que diziam que inventava tudo. Quando os homens lhe contaram e pediram para ele construir uma ele ficou muito inspirado e com vontade de trabalhar.
No outro dia o “puto” já tinha construído a “câmara de oxigénio” mas como os homens não tinham dinheiro disseram que lhe dariam um quarto do tesouro escondido.
O menino, como era bom rapaz, disse que não queria nada de dinheiro ou ouro, o que vinha lá dentro. Os homens ficaram surpreendidos porque não esperavam que o menino recusasse.
Depois do menino lhes dar a “câmara de oxigénio” lá foram os homens buscar o tesouro.
Quando já estavam no Oceano Atlântico, o homem mais corajoso foi lá abaixo; depois de meia hora debaixo de água finalmente o homem pôs a cabeça fora de água e começou a rir e ao mesmo tempo disse:
- Encontrei-o, encontrei-o!
Quando ele meteu em cima o tesouro eles foram abri-lo com felicidade e ao mesmo tempo com tristeza e disseram assim:
- Viemos de tão longe só para encontrar um tesouro com panelas, taças, pratos e talheres.
E foram para casa INFELIZES. Quando já estavam a ver a sua terra, o barco afundou num abrir e fechar de olhos e morreram todos os homens.

João, 6ºC

Sem comentários: